EVENTOS E FESTIVAIS EM LISBOA

Lisboa é uma das cidades mais excitantes do mundo. Se o sol, a boa comida, e os acolhedores habitantes locais não são por si razões suficientes para começar a fazer as malas, então ficará contente por saber que Lisboa é também uma cidade vibrante que recebe regularmente eventos e festivais de renome mundial. Desde a cultura e música, ao desporto e tecnologia, tem de tudo nesta incrível cidade!

Os melhores músicos, atletas e empresários, reúnem-se regularmente em Lisboa, tornando-a uma paragem obrigatória para quem se quer inspirar, divertir-se ou visitar uma das cidades mais cativantes do mundo!

Abaixo encontrará as nossas recomendações pessoais para os eventos e festivais mais importantes que não deve perder quando visitar Lisboa!

1- Festival NOS Alive

O NOS Alive é um festival anual de música e artes, conhecido por ser um dos melhores da Europa! O festival alcançou uma popularidade considerável tanto dentro como fora de Portugal, graças aos vários prémios internacionais que recebeu ao longo dos anos, e por ter sempre um alinhamento impressionante! Desde as bandas mais importantes e emergentes, até Djs bem conhecidos, encontrará um pouco de todos os géneros neste incrível festival.

O festival está preparado para receber todo o tipo de pessoas, desde grupos de amigos a famílias com crianças. Tem também áreas específicas para grávidas, deficientes, e uma enorme praça de alimentação onde pode descansar e reabastecer entre concertos.

Dica local: O festival tem lugar no Passeio Marítimo de Algés, mesmo ao lado do rio Tejo. Recomendamos apanhar o comboio (viagem de 10 minutos a partir da estação Cais do Sodré).

Bilhetes: Se quiser saber mais, ou comprar bilhetes, consulte o site oficial.

2- Santos Populares Fest

Para aqueles que não conhecem as tradições de Lisboa, durante todo o mês de Junho realizam-se as festividades mais antecipadas do ano - os "Santos Populares" - que celebram Santo António, o santo padroeiro de Lisboa.

Estes são provavelmente os dias mais interessantes para estar em Lisboa, já que desfiles, festas e até casamento enchem as ruas de animação, especialmente nos bairros mais antigos, particularmente Alfama, Mouraria e Graça, que são completamente decorados e transformados em grandes palcos

Durante estes dias, e por vezes durante os que antecedem, os habitantes locais saem de suas casas e enchem as ruas para dançar, comer, beber e celebrar. Traga a sua família e amigos, fique confortável e dance ao longo das noites quentes de Verão!

Dica local: "Em Roma sê Romano", por isso não se esqueça de provar o "caldo verde", a "bifana", ou "sardinhas", a comida típica das festividades, juntamente com uma cerveja gelada ou bom vinho português!

3- Festival Rock In Rio Lisboa

O Rock in Rio é um dos melhores festivais do mundo, e é conhecido por ter no seu alinhamento as bandas mais famosas e mais badaladas do mundo! Desde 2004 em Lisboa, tem lugar no Parque da Bela Vista, onde existem muitas áreas verdes, e espaço para as pessoas circularem e terem fácil acesso a todos os palcos.

É provavelmente o melhor festival para famílias com crianças, uma vez que a organização se preocupa com a escolha do alinhamento e garante infra-estruturas bem equipadas em toda a área do festival, tornando-o bastante apelativo para famílias. Não perca esta oportunidade de desfrutar de um óptimo momento com os seus amigos ou família. A "Cidade do Rock" está à sua espera!

Dica local: Pode facilmente chegar de Metro (basta entrar em qualquer estação e sair na estação "Bela Vista" – abrir Mapa do Metro de Lisboa.

Bilhetes: Se quiser saber mais, ou comprar bilhetes, consulte o site oficial.

4- Web Summit Lisboa

A maior cimeira tecnológica da Europa, a Web Summit, tem lugar em Lisboa durante o mês de Novembro. Os fundadores, juntamente com o Governo português, anunciaram em 2018 uma parceria de 10 anos, para manter a cimeira na Altice Arena. Reúne oradores e celebridades, de todo o mundo e de todos os campos, para partilhar as suas opiniões e visões.

Durante a WebSummit, Lisboa acolhe também a NightSummit, PubSummit e SurfSummit, permitindo aos participantes divertirem-se, relaxarem e reunirem-se, e com um pouco de sorte, conhecerem os oradores ou celebridades que fazem parte da cimeira.

Portanto, se tem uma start-up ou empresa, ou se é apenas um entusiasta que quer estar no centro de onde as ideias e o futuro se tornam realidade, este é o lugar para estar!

Bilhetes: Se quiser saber mais sobre a Web Summit, ou comprar bilhetes, consulte o site oficial.

5- Lisbon OutJazz

O Lisbon OutJazz é um festival de música grátis, que se realiza durante os fins-de-semana entre Maio e Setembro, em diferentes parques e jardins da cidade. Cada mês o festival instala-se num local diferente, mas as boas vibrações mantêm-se. Do jazz ao funk, soul, electrónica ou hip-hop, as bandas e DJ's irão proporcionar-lhe um final de tarde surpreendente.

Após um dia de passeio pelas praias, ou mesmo nas compras, o Lisbon OutJazz é uma excelente opção para todos os que querem relaxar, e apanhar um pouco de ar fresco. Reúna o seu grupo de amigos, e passe a tarde a ouvir óptima música, a desfrutar de algumas bebidas e a ver o pôr-do-sol nos melhores parques e jardins da cidade.

Dica local: Para saber mais e ficar actualizado, consulte o Facebook oficial ou o Instagram

6- Meo Rip Curl Pro Portugal

Portugal é conhecido pelas suas óptimas praias, e pelas excelentes condições para a práctica do surf. Em reconhecimento disso, o nosso país foi seleccionado para acolher o MEO Rip Curl Pro Portugal, um dos principais eventos da World Surf League Championship Tour, e actualmente a única etapa na Europa. O evento está localizado a 100 km de Lisboa, em Peniche, uma vila piscatória com uma enorme praia, perfeita para todos os tipos de surfistas.

Pode relaxar e desfrutar do sol nas praias do Baleal, experimentar o peixe e marisco super frescos nos restaurantes locais ou divertir-se noite fora nos bares que organizam grandes festas com boas vibrações. Dependendo das condições, e se tiver sorte, pode ver os profissionais "a voar" para fora dos tubos de classe mundial que esta praia pode gerar!

Dica local: Pode consultar o official WSL website para mais informações.

7- EDP Maratona de Lisboa

A Maratona EDP de Lisboa é uma prova que ocorre anualmente em Outubro. Faz parte do circuito internacional, e conta normalmente com a presença dos melhores maratonistas nacionais e internacionais.

É já considerada como uma das mais belas maratonas do mundo por entidades internacionais como a Forbes, o Huffington Post e a American Express, que elegeram a Maratona de Lisboa como uma prova a não perder. Começando em Cascais e com a linha de chegada na Praça do Comércio em Lisboa, todo o percurso é feito ao longo do mar e rio, oferecendo aos atletas e espectadores um cenário único no mundo.

Dica local: Não se preocupe, se quiser algo menos desafiante e exigente também pode participar na Meia ou Mini Maratona.

Bilhetes: Se quiser saber mais, ou se vier numa data diferente, há também outras provas ao longo do ano. Pode verificar tudo no site oficial.

8- Festival Super Bock Super Rock

O festival Super Bock Super Rock é um dos mais antigos de Lisboa. É conhecido por ter um alinhamento muito versátil, desde o rock ao hip-hop, indie e electrónica, espalhados pelos múltiplos palcos.

Um dos seus factores diferenciadores é a localização, pois tem lugar a 35 km de Lisboa, na Herdade do Cabeço da Flauta, perto de Sesimbra, numa enorme área rodeada pela natureza, onde se pode acampar e relaxar na praia durante o dia, enquanto se recarregam energias para os concertos ao final da tarde. Pode ser um pouco desafiante chegar lá pela primeira vez, mas não se preocupe, há muitos autocarros na Praça de Espanha ou na Gare do Oriente que o levarão directamente até lá. Se quiser desfrutar das praias, tem a praia do Meco a 10 minutos de carro ou a Lagoa de Albufeira à distância de um passeio a pé.

Bilhetes: Se quiser saber mais, ou comprar bilhetes, consulte o site oficial.

9- Festivais de Cinema de Lisboa

Lisboa tem vários festivais internacionais de cinema interessantes agendados no seu calendário anual.

O mais distinto e famoso é o LEFFEST. Tem lugar entre Lisboa e Sintra e já trouxe realizadores e actores altamente conceituados, tais como Monica Belluci, William Dafoe entre muitos outros.

O MOTELX é o mais importante festival de filmes de terror. Recebeu acreditação da FIAPF, sendo um dos poucos festivais de cinema do género no mundo a fazer parte de uma rede internacional que inclui festivais de renome, tais como os de Berlim, Cannes e Veneza.

Quanto a cinema de animação, o destaque vai para o MONSTRA. Todos os anos o festival é realizado em Portugal e em vários outros países, tais como Brasil, Espanha, França, Alemanha, Itália e China.

Como o nome indica, o INDIELISBOA surgiu com a intenção de destacar obras que estão fora do radar da circulação normal de filmes.